skip to Main Content
Como Ver O Lucro Da Empresa?

Como ver o lucro da empresa?

…Veja isso antes de se empolgar com o lucro conquistado!

O lucro da empresa.

Identificar se a empresa está dando lucro é o desejo de todo empresário, em especial dos empreendedores iniciantes, que não sabem como apurar esta informação. Seguem abaixo dois relatórios que irão esclarecer, de uma vez por todas, este mistério.

Demonstrativo de Resultado do Exercício(DRE)

Este é o principal relatório que diz se a operação de sua empresa está dando lucro. O foco deste demonstrativo é identificar se a operação da empresa está saudável, te ajuda a enxergar as despesas e os custos. A principal característica deste relatório é que ele é apurado por competência, ou seja, leva em consideração a data da geração da receita ou da despesa, e não a data de vencimento.

Demonstrativo de Fluxo de Caixa

Por sua vez, o Fluxo de caixa é responsável por nos dizer se teremos condições de honrar os nossos compromissos, dando ênfase nas datas de vencimento das receitas e das despesas. Este relatório consegue projetar uma espécie de linha do tempo do futuro de seu dinheiro, confrontando, dia por dia, o que temos a receber com o que temos a pagar. Ele é capaz de informar o provável saldo do seu dinheiro em semanas ou meses que estão por vir.

Imagine que o DRE mostre que sua empresa teve 100 mil reais de lucro líquido no último mês. Isso não significa que irá sobrar 100 mil reais no caixa da empresa já no próximo mês. Somente o relatório de Fluxo de Caixa dirá em que data vou receber estes valores, pois as receitas e as despesas são feitas de forma parcelada. Um resultado positivo no DRE com certeza irá impactar positivamente no Fluxo de Caixa dos dias seguintes.

Os dois relatórios são igualmente importantes na hora de apurar o lucro, não existe um preferido, pois eles são complementares e não excludentes. Portanto, muito cuidado para não se empolgar com o Lucro do DRE e esquecer de conferir o Fluxo de Caixa.

Obrigado e bom trabalho!

Alexandre Motti

CEO Vip Sistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top